quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ninguém Pode Fazer Você Se Sentir Inferior Sem O Seu Consentimento!


Ninguém
Pode Fazer Você Se Sentir
Inferior Sem O Seu Consentimento!

Muitas vezes pensamos que o mundo não nos trata do modo como somos merecedores e vivemos culpando ou criticando as pessoas. Ficamos ansiosos e deprimidos com freqüência; reprimimos os próprios sentimentos; sentimo-nos ofendidos quando contrariados. Culpamos nossos pais, irmãos, a sociedade, o governo, os amigos, os parentes e os associados por nossas falhas e desilusões. Tudo isso é sinal de uma baixa auto-estima.

No entanto, a verdade é que o modo pelo qual o mundo nos trata é um reflexo de como nos tratamos a nós mesmos. No momento em que você passar a gostar de você, o mundo reagirá e lhe compensará pela sua existência. Uma auto-estima saudável é a pedra fundamental do sucesso e a satisfação de viver. Infelizmente, devido à programação negativa recebida durante a infância, a maioria das pessoas tem sua auto-estima prejudicada.

Muitas vezes, uma auto-estima equilibrada é o que lhe encoraja e deixa mais atento às oportunidades; além disso, faz com que veja os problemas como forma de aprendizado, dando-lhe mais condições para lidar com as dificuldades da vida. É essencial lembrarmo-nos de que sempre é possível alterar ou transformar nosso “estilo de vida”. Para tanto, não duvidemos de nossas aptidões e vocações naturais, nem questionemos sistematicamente nossas forças interiores. Para obtermos autoconfiança, somente é preciso reivindicarmos, valorosamente, o que já existe em nós por direito divino.

Considero que, para a maioria dos casos, trabalhar a auto-estima não seja algo tão complicado quanto possa parecer. Entretanto, a maioria das pessoas ignora pequenos passos que podem ser dados para a construção ou para o resgate dessa auto-estima.

Saia desse poço sem fim... Preso em seus conceitos, em seus medos, cada vez mais fundo. Ouse deixar seu medo de lado, tente ser você mesmo, determine uma mudança, tenha firmeza no seu olhar, nas suas atitudes, tenha respeito por você mesmo. Somente optando pelo auto-respeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontraremos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Enquanto uma atitude não tomar, enquanto com a cabeça do outro você pensar, tudo vai ficar sempre confuso em sua mente. Tudo fica sem rumo. Experimente uma reação, experimente uma ação, solte seu passado, solte as pessoas, solte os pensamentos negativos, quebre a resistência. Para que se torturar tanto? Para que continuar se machucando?

Procure as causas profundas das coisas que lhe ferem e das que lhe dão prazer. Normalmente paramos no nível das sensações: "Isso me dá prazer e ponto. Isso me machuca e ponto." O mais importante é sabermos porque causa prazer e porque fere. O prazer não é sempre bom nem o ferimento sempre ruim. Depende para onde eles nos conduzem. Algo que nos machuca profundamente pode ser a chave de compartimentos desconhecidos, mas vitais na nossa morada psicológica/espiritual. Quando compreendemos as causas de nossas dores emocionais, freqüentemente elas desaparecem. São como os sonhos repetitivos que só deixam de acontecer depois que os interpretamos corretamente.

Cultive a busca da sabedoria através da leitura de autores relevantes de diversas áreas do conhecimento. Desenvolva uma forma plural de olhar a vida, busque novas dimensões, novas abordagens. Procure conhecer pessoas com qualidades morais e intelectuais e aproveite sua saudável companhia. Faça o mesmo com pessoas mais simples e menos experientes que você e, perceba, ainda assim, o quanto elas têm a lhe ensinar.

Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar a melhorar a sua auto-estima:

l. Pense e seja feliz. Se plantarmos pensamentos como “sou feliz," surgirá a felicidade. Por isso, quem deseja ser realmente feliz, mesmo que a sua situação atual ainda não seja muito boa, mesmo assim, deve pensar e falar várias vezes, todos os dias: "Já sou muito feliz"; assim, com certeza, vai conquistar uma vida verdadeiramente feliz e saudável.

2. Serenidade mental. A felicidade vem da paz espiritual. Se expressarmos satisfação e gratidão pelas coisas que temos recebido até agora, isso vai nos trazer bem-estar espiritual. O importante é descobrir a felicidade na nossa vida cotidiana, seja ela como for.

3. Alegrar-se pela felicidade do próximo. Mesmo ainda não possuindo os bens materiais desejados, demonstrar alegria diante dos bens e do conforto material do outro, apreciando sem demonstrar nenhum tipo de constrangimento e inveja.

4. Praticar atos de bondade. Todos os dias praticar pelo menos um ato de bondade, seja na forma de uma palavra de conforto moral ou espiritual, que possa refletir sua solidariedade para aliviar a dor dos que sofrem.

5. Perdoar sempre. Na medida em que você conseguir perdoar, eliminará o ódio e o rancor existentes em você; assim, ficará mais leve e terá paz interior para avançar rumo ao sucesso.

6. Evitar falar mal dos outros. Quem deseja ser feliz e ter uma boa saúde, deve enaltecer as qualidades das pessoas e minimizar os seus prováveis defeitos, criando uma atmosfera favorável para si e o grupo a que pertence.

7. Valorizar os bons pensamentos. Uma pessoa espiritualizada sempre está atenta a ter pensamentos e atitudes saudáveis. Isso faz com que naturalmente possa atrair acontecimentos bons.

8. Antes de dormir, avalie o seu dia e evite ficar remoendo o passado, principalmente, coisas desagradáveis que já não têm mais jeito. Procure viver intensamente o momento presente e aproveite para construir uma felicidade duradoura com base sólida.

9. Supere seus obstáculos. Procure cultivar sua autoconfiança e conhecer melhor a si mesmo. Agindo com determinação e sabedoria, você conseguirá criar um clima favorável para realização das suas mais legítimas aspirações.

10. Viva em paz com as pessoas. Fale bem das pessoas da sua família e da sua comunidade. Tente resistir e não rotular ninguém. Reexamine seus conceitos e não haja com discriminação. Assim, será criado um ambiente apropriado para ser feliz e progredir sempre.

Ame a si próprio, sinta-se responsável apenas pelo que depende de você. Construa seu sonho em terra firme, com base sólida. Viva o dia de hoje, sempre um de cada vez. Aprenda sempre consigo e não só com os outros. Enxergue suas qualidades e não só os defeitos. Dependa dos seus pés para andar e dependa das suas idéias para prosseguir.

“Perceba que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, tomar a primeira decisão.” A vida é feita de decisões, só depende de você escolher as melhores. Com a ajuda certa para se conhecer melhor fica mais fácil. Nunca desista. Há uma força especial dentro de você! Por tudo isso, ame-se, estime-se, olhe-se no espelho, sorria para você mesmo, dê um bom dia a você, abrace a si mesmo, porque para amar os outros é necessário amar a si mesmo primeiro. E não esqueça de mentalizar, todos os dias, bons pensamentos para você, olhar a natureza, sorrir, dar risadas, espalhar beijos e abraços, dizer eu te amo, enfim, espalhar mensagens de alegria e otimismo pela vida à sua volta. Pense nisso! Que sua luz possa brilhar ainda mais!

Wanda Ribeiro é Psicóloga


9 comentários:

  1. Estou Simplesmente Maravilhada com essa Reflexão!

    Estou passando muito por isso, por ter sofrido alguns preconceitos com meu próprio namorado. Me acho inferior as pessoas, eu me acho bonita longe dele e costumo receber muitos elogios, mas a auto estima sempre está lá me baixo!!!!

    Mas apartir de hoje, vou mudar minha vida, me amar em primeiro lugar, para que as pessoas aprendão me dar o valor que eu realmente preciso.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, depois que li, sinceramnte passei a me amar...me sentia muito inferior achando que todos eram melhores que eu...Mas isso já mudou, vou passar a me olhar com outros olhos...pois sei que sou incrivel...obrigada!!!
    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. fico feliz que ainda exista pessoas que desejam
    o bem para as outras, esse texto alegra qualquer
    pessoa que esteja com a baixa estima. muito obrigada me ajudou a ver a vida de outro modo no momento estou passando por problemas familiares mais com fé em deus e praticando esses pensamentos ditos nesse texto ou seja com esse manual de "vida boa" tenho certeza que irei ser mais feliz.

    ResponderExcluir
  4. eu em 1º lugar
    eu em 2ºlugar
    eu em 3º lugar
    eu em 4º lugar
    eu em 5º lugar e assim é a crença para ser feliz e sou muitísssimo feliz,pq o outro é meu espelho portanto eu estando feliz só terei pessoas felizes ao meu lado
    cada um cuide de sua própria vida..essa é a missão aqui na terra
    pq as vezes quase sempre o ser humano confunde caridade com vaidade.... e depois reclama q a vida tá uma m*#&..é claro ...se auto abandona em prol do próximo achando isso o máximo da bondade...pensando que vai ganhar o reino dos céus...vai ganhar um belo UMBRAL pra se curar da vaidade...

    A alma precisa de amor próprio,respeito,limite o resto vem de acréscimo,
    o discurso bonitinho é só discurso ...quero ver a PRÁTICA, a maioria fica só no discurso....pura vaidade tb....assim os outros vão aprovar e aceitar....ILUSÃO....é auto abandono...por isso eu vejo um monte de gente doente ...podre por dentro e sem prosperidade ....resultado da ilusão de um corpo sem alma ...e acha q isso é espiritualidade....

    ResponderExcluir
  5. Amei! Estou até pegando o texto para repassar e enquanto repasso, vou refletindo. Algumas coisas eu já faço, outras não. Quero conseguir a serenidade.

    ResponderExcluir
  6. coloquei sua reflexao no meu orkut,valeu..

    ResponderExcluir
  7. Muitooo lindo vou passar a ver as coisas da vida de um modo diferente Brigado *-*

    ResponderExcluir
  8. Realmente ter autoestima é tudo de bom!
    Abraços
    Cheferson

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada! Me ajudou bastante! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir