terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Separar... Dói Ou Nos Faz Crescer


Separar... Dói Ou Nos Faz Crescer

Separar é afastar, romper, interromper, fazer cessar... Certamente, alguma vez na sua vida você já passou por alguma dessas situações. Talvez tenha se separado de alguma coisa, de algum lugar ou de alguém...

Quando falamos em separação logo vem à nossa mente separar de um relacionamento amoroso, não é mesmo? Mas não é só isso, embora também seja isso! Existem diversos tipos de separação: afastar-se de um emprego, separar-se por motivo de viagem, interromper um curso, separar-se de um namoro, por um divórcio, enfim...

Uma criança quando nasce se separa bruscamente daquele espaço aconchegante, gostoso e quentinho em que estava dentro da mãe. Uma viagem faz você se separar das pessoas que ama, cortando as raízes do convívio, fazendo você sentir saudade... Hoje ouvi alguém dizer que quando se aposentou sofreu muito com a separação do trabalho. Percebi que isso gerou nela um sentimento de impotência e incapacidade, e quem sabe também de insegurança!

Num relacionamento, quando não dá mais certo, o caminho na maioria das vezes não é outro senão o da separação. Inevitavelmente um dos dois, ou os dois, experimentam a sensação de “rejeição”.

Me lembro como se fosse hoje, quando a minha filha me deu a notícia de que iria morar sozinha... Chocada e com a sensação de perda pensei: Meu Deus! onde foi que eu errei? porque ela quer se separar de mim?

E, quando chegou a vez do meu filho... aos 21 anos, ele me disse: "Mamma, precisamos conversar" De novo... mas com uma sensação diferente, perguntei: "sua namorada está grávida?". Não mamma, pretendo morar sozinho... ufa... que alívio! não por ele ir morar sozinho, mas por saber que não era gravidez naquele momento.

Percebi o quanto eu estava sendo egoísta, na primeira situação com a minha filha, não consegui perceber que essa separação era muito importante para ela. E, quando na vez dele, é fato que doeu, mas aceitei, apoiei, e deixei eles crescerem... entendi que aquilo era ousadia, crescimento... vôo e liberdade! Afinal, a separação era apenas de casa, não de mim!

Não há como fingir que não, mas todos esses motivos são sempre muito doloridos.

A separação gera um sentimento de vazio... e dependendo de cada situação, desenvolve outros sentimentos (como os que citei acima) de perda, rejeição, impotência, incapacidade, desamparo, abandono etc.

Sem compreender isso, muitas vezes a pessoa se fecha, atropela, fantasia coisas que não existem e entra num processo de luto... perdendo o prazer em coisas que antes a interessavam. Sente-se triste, frustrada achando que a vida ficou sem graça!

Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!


Por que, Então, Nos separamos?

Esta é uma frase sobre a qual todos nós temos que refletir em várias ocasiões durante nossa vida. Em primeiro lugar, tente analisar todos os ângulos possíveis da situação. Isso fará parte do seu crescimento pessoal.

Tudo bem que às vezes nos sentimos fragilizados; não somos infalíveis e super-heróis só existem em gibis. Mas parar por aí... é injusto. Separar não significa "fechar as portas". Separar, às vezes, é preciso!

É preciso criar um vazio para que se possa preenchê-lo com coisas novas... para crescer, experimentar, sonhar, ousar e recomeçar... “re”construir... Recomeçar e reconstruir são as palavras!

Nas obras da nossa vida não precisamos de arquitetos para planejarem por nós. Podemos construir ou reconstruir sozinhos a casa em que vamos morar; devemos construir janelas e não grades. Janelas e portas grandes, espaçosas, para saber que podemos com muitas bagagens entrar e sair de qualquer situação, abraçar a vida com paixão. E, se precisar perder... perder com classe e vencer com ousadia!

Fomos feitos com a capacidade de sair da derrota para a vitória, das perdas para um encontro, da separação a um desejo... O desejo de voar grandes alturas e acima das desilusões. A separação é um convite a uma nova visão da vida. A um novo desafio. Um novo caminho...

Não tenha medo de dar um grande passo quando for necessário. Separar não é finalizar, separar é também experimentar coisas novas, é saber fazer acontecer, mas para isso não é preciso se perder pra saber que uma separação é só uma questão de aprender a crescer!

Márcia Malvazzo Almeida é Terapeuta Holística



10 comentários:

  1. Estou passando por esse processo horrível de separação, mas ainda preciso colocar na minha cabeça o que é melhor pra minha vida... aí é a minha maior dificuldade, aceitar a separação!!!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes sinto essa necessidade de me separar no meu relacionamento afetivo.De ter novas experiências, viver o novo. Mas ao mesmo tempo fico com medo de perder essa pessoa que é muito especial, pois estamos juntos há 6 anos. Já separei algumas vezes e acabei voltando mas essa dúvida e sensação tb acabam voltando c um tempo. No momento estou novamente neste dilema. Mesmo qd somos nós q terminamos c alguem tb é mt dificil, pois n queremos (pelo menos eu né) magoar essa pessoa. Mas a relação está tão desgastada que não consigo pensar em ficar bem com ele. Acho que na verdade sempre soube que é isso que realmente preciso fazer pra me libertar de vez, mas finjo não saber. É tão dificil ficar longe de alguem q vc ja se acostumou.

    ResponderExcluir
  3. Estou nesta fase, pois o caminho em comum acordo é da separação.
    Sinto os sintomas acima elencados no texto. O medo seja talvez o pior.Pior porque ele nos paralisa, as fantasias e idéias são horríveis.Deve ser o sentimeno do " fracassei".Mas como ter sentimentos bons, a dor é imensa.É uma fase que eu não queria estar passando, naõ tenho palavras para exprimir tamanha dor.
    Mas acredito e confio que tudo vai passar, essa escuridão, esses medo, e apesar da dor, se cresce muito, evolui.Uma nova porta irá se abrir, e, eu espero vencer todos os desafios, viver em Paz e ser feliz. Com dor ou sem dor , a vida continua, o tempo não pára, e cabe a nos uma nova semeadura e a responsabilidade da colheita.
    Felicidades para todos, que Deus nos abençõe nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,
    Tb estou nessa - de separação(segunda vez)...Mas digo uma coisa - vc realmente cresce, evoliu, aprende a ver as situações de outra forma, se valoriza, se ama mais...Pessoal, qdo estamos no fundo do poço, a única saída é pra cima. Tem sim, a época do luto, da solidão, mas lá na frente verás que foi a melhor coisa que fez...há pessoas que passam anos e anos ao lado de outra, mas que na verdade não tem a coragem de mudar, e deixou o comodismo tomar de conta...do "não consigo"...consegue sim!!! Às vezes, sinais em nossas vidas nos dizendo pra mudar, e como temos medo do desconhecido, ou acostumamos, deixamos de vivenciar muitas alegrias, pois é mais fácil. Abraço a todos, e aos "Anônimos" acima, vc vão conseguir sim...tudo tem seu tempo, mas faça a sua parte.

    ResponderExcluir
  5. OI,PESSOAL ESTOU NESSE PROCESSO DE SEPARAÇAÕ TAMBÉM,é muito dificil e doloroso,na verdade já falei com ele que acabou que não dá mais,estamos morando na mesma casa porém dormimos em quartos diferentes´,a dor é muito grande,mas infelizmente nossa relação esyar muito desgastada,então bola pra frente,e não ter medo de amar novamente pq o amor é a coisa mais linda do mundo,ainda que as vezes nos faça sofrer

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,,, acabo de entregar as malas ao meu marido,,,,,cataloguei todos os pacotes,, organizei de forma que ele se encontre com mais facilidade.
    Há bem da verdade enquanto escrevia o que cada pacote e malas continham,,, organizava minhas lembranças... acalmava minha alma...
    Quantos de nós... ficamos ao lado de alguém por medo, por comodismo...Não tem como ficar dormindo na mesma cama com alguém que se tornou irmãozinho...isso é terrível..
    Avaliações, reflexões e luto... sem isso não tem como caminhar em outra direção...

    ResponderExcluir
  7. hoje é comigo esse sentimento de separaçã!quase 4 anos convivendo com uma mulher que nunca conheci isso é horrível infelizmente não conseguimos nos acertar pra mim dói muuito pq passei momentos em que ela mais precisou ao lado dela !pois é nunca conheci ela conheci um lado digamos um lado de ilusão e é na ilusão que ela vai viver ! o sentimento de perda ainda ta tomando conta de mim mas tenho que viver .....

    ResponderExcluir
  8. O que é pior ,é essa confusão de sentimentos, dor angustia, desespero , medo e tudo mais que vem junto.Quero conseguir vencer mas no momento sinto vontade de sumir, estou depressivo e mto mal.Olho para os lados e não encontro uma saída.
    O pior é separar mais não deixar de amar, isto pra mim está sendo o fim, tá acabando comigo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, pessoal... minha relação andava bastante desgastada e após muito pensar pedi o divorcio, mas ao mesmo tempo tenho sofrido muito, por estar magoando ele, pois afinal de contas foram 6 anos juntos, sinto a falta dele como pessoa, não assimilei bem ficar sozinha, chegar em casa e não ter a presença dele, recomeçar parece impossivel, sair nem pensar, ainda estou em uma fase de luto, jamais pensei ser tão difícil quebrar este vinculo afetivo, pois afinal de contas a relação já não andava bem, logo pensamos que sair dela é extremamente fácil (pelo menos pra mim não esta sendo).
    Espero que vcs que escreveram acima tenham superado, pois assim me fortaleço a prosseguir.

    ResponderExcluir
  10. Na vida nada é facíl, estou passando por esse processo de separaçao, me preoucupo mito com o pai da minha filha pq ele é depressivo, mas a vida é muito curta, qdo o coraçao diz q já nao tem mais jeito, nao podemos ficar com alguem, por comodismo, medo ou pena, temos q pensar q uma porta se fecha, mas outra logo, logo vai se abrir, tanto para mim qto para ele, tdo o tipo de mudança é complicada, mas lá na frente vamos ver q o melhor esta por vir!!!

    ResponderExcluir