terça-feira, 13 de julho de 2010

Solidão, A Dor Que Nos Isola


Solidão, A Dor Que Nos Isola

Solidão, dor sofrida, que nos leva a viver à parte de situações que gostaríamos de participar. Para quem sofre desse mal, compartilhar uma relação, um grupo de amigos, uma família, de si mesmo ou da vida é algo difícil e leva a um isolamento que só intensifica a dor.

Acredito que a rejeição por nós mesmos em primeiro lugar, nos faz fugir de tudo o mais. Projetamos esse sentimento nos outros, e assim nos sentimos rejeitados e inadequados por conta de uma insegurança que é nossa, que nem sempre reconhecemos. O solitário sofre porque no fundo ele não quer estar só, ele quer participar, quer se envolver, quer brincar mas não consegue. Ele coloca uma barreira que o isola dos outros, e muitas vezes é tão forte que o leva a depressão. Essa barreira é a rejeição, o medo do julgamento e a intolerância às pessoas, que de alguma forma o ameaçam.

Mas há pessoas que fazem tudo para não ficarem sós. Mantêm a casa cheia de gente, estão sempre buscando festas, passeios e companhia. Só que nem sempre gostam verdadeiramente de tudo isso, apenas o medo da solidão é maior. Elas fogem de qualquer possibilidade de estarem consigo mesmas, não toleram a sua própria companhia. Inclusive há casais assim, que não se bastam, não suportam a possibilidade de ficarem sós, porque temem ter que encarar insatisfações, às quais fogem a todo custo. Mas aquele que está bem, sabe curtir momentos a sós com alegria, assim como, sabe também, curtir as pessoas amando-as e aceitando-as.

Temos medo de passar as nossas vidas sozinhos, sem amar, sem ser amados, sem amigos, portanto nos sentindo solitários e tristes e é natural esse receio, uma vez que somos seres gregários. Mas porque temos tanto medo da solidão? Aquilo que tememos hoje, é porque já o vivemos em vidas pretéritas e potencializamos na nossa infância, portanto trazer essas emoções à tona, com certeza nos ajudará muito para a solução do problema em questão, mas também, é necessário entendermos porque não conseguimos amar. Quem sabe amar, jamais é solitário ou tem medo da solidão.

Assim, a solidão também surge, porque não gostamos das pessoas. O outro tem sempre um defeito que nos incomoda, ele não é como desejamos, e assim se relacionar torna-se um peso. Muitas vezes nos sentimos superiores, ninguém é suficientemente bom para gostarmos ou estar ao nosso lado, e portanto, não temos o que conversar ou trocar. Em outras situações, temos tanto medo de ser rejeitados, que rejeitamos antes, para não corrermos o risco. Achamos as pessoas falsas, mentirosas, traidoras e então preferimos ficar sós, porque não vale à pena nos relacionar com pessoas assim. Pensamos: não dá para contar com ninguém! Portanto, é melhor nos acostumarmos sozinhos. A lista para não nos relacionarmos pode ser longa e isso indica somente uma coisa: não amamos as pessoas e conseqüentemente não vamos gostar de estar com elas, e assim possivelmente, a solidão fará parte da nossa vida. É claro que, se temos respeito por nós mesmos não nos permitiremos viver uma relação que nos traga dor e sofrimento, mas também, não é possível que rotulemos todas as pessoas igualmente.

Mas o que impede de amarmos uns aos outros? A falta de amor por nós mesmos. Alguém que não se gosta, rejeita-se, não tem como gostar de ninguém. Amar implica em aceitação e compreensão. O outro é imperfeito como nós, os defeitos que nos incomodam tanto, também os temos, só não queremos enxergar. Se somos intolerantes com os outros, estamos abrindo espaço para que também sejam conosco. Recebemos sempre o que plantamos. Geralmente o nosso ar de superioridade está camuflando insegurança e inadequação, não somos melhores do que ninguém. Estamos todos num processo de evolução, em que alguns estão mais adiantados do que outros, mas todos chegarão ao mesmo lugar, cada um no seu ritmo, no seu jeito, no seu tempo, no seu caminho.

A solidão também nos faz sofrer, porque desejamos viver o prazer de compartilhar, de nos sentir importantes para alguém. Acontece muitas vezes de perdermos o nosso companheiro já na meia idade e a solidão surge com toda a sua força, mas se observarmos bem, veremos que ela já estava presente esperando o momento de ser percebida, mas não devemos negá-la, e sim buscar as causas subjacentes. É importante também entendermos que somos maiores do que ela, e portanto, não podemos permitir que nos impeça de viver as belas oportunidades que a vida sempre nos traz. Todos nós temos talentos, quem sabe um sonho ainda não realizado e por que não, colocá-lo em prática, mesmo que estejamos sozinhos? Nunca é tarde para aprendermos a amar a nossa companhia e a nos divertir. Quando nos amamos, irradiamos esse amor que naturalmente tocará o coração de alguém e a solidão deixará de fazer parte da nossa vida, porque o AMOR é que fará parte dela.

Cristina Azeredo

5 comentários:

  1. Nossa esse é o melhor texto que já li, me identifiquei com várias situações e é isso mesmo, as vezes nós mesmos nos isolamos julgando o outro não merecdor da nossa companhia e na verdade quem sai perdendo somos nós. As ideias estava soltas na minha mente mas o texto as organizou.
    Muitooo Bommm!!!!!!!!!!
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  2. Ceiça a cada dia lhe admiro mais e mais !!!!!
    Grande beijo você é demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são sensacionais!Fazem com que todos, em alguma parte, frase, paragrafo, identifique-se!!
    Concordo com Katiuscia...Vc eh Demais!
    Beijo grande...=p

    Taiane

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, o texto chegou na hora certa, obrigada querida. bjus

    ResponderExcluir
  5. muito lindo este texto , na verdade e mesmo o q acontece com a gente

    ResponderExcluir