terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Decepção


Decepção

Certamente você já disse:
Caramba, que decepção... Jamais poderia esperar isso desta pessoa...


Na realidade, a pessoa em questão, a que causou a decepção, pode estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. O problema maior está em nossos valores e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam.

Primeiro vamos analisar a palavra decepção. Para mim ela é formada por decepa a ação. Eu quero vê-la assim; eu a sinto assim. Cada um pode encontrar a sua verdade na comunicação que faz com as pessoas. As palavras são verdadeiros torpedos de energia potencializadas pelo que estamos vivenciando e, portanto, sentindo naquele momento. Se a energia é boa a palavra fica suave. Se for ruim pode funcionar até como uma verdadeira pedrada.

Decepção, para mim, conforme frisei acima, determina o final de uma etapa ou da maneira de se ver a mesma coisa. Depois de muito estudar, eu fico com a segunda hipótese. Não é recomendável sofrer pelo que causamos a nós mesmos. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Trata-se da quebra de um conceito criado pela nossa mente, invariavelmente não verdadeira. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos na outra pessoa. Foram nossos conceitos que pautaram o carinho, o amor e a amizade. Ninguém é igual a nós.

O outro só fez a parte dele. Na realidade a pessoa sempre foi o que está demonstrando naquele momento, mas éramos nós que não fazíamos a leitura correta de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais não tínhamos contato.


Muitas vezes me decepcionei. Em algumas, fiquei irritado, mas não sabia ler a vida como sei hoje.

Lembro novamente do meu Mestre ND. Ele me disse:

(...) Você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas com seus conceitos e valores, você é você. Cada ser humano é diferente e vê a vida com sua exclusiva evolução e entendimento. As verdades são singulares. Nas dificuldades as pessoas mudam. Nas festas são todos iguais. A música e o ambiente contribuem para a harmonia do local. As pessoas dão o que podem dar. Nós é que temos expectativas diferentes.

Enquanto você está lendo este texto certamente está analisando a sua vida e encontrando novamente os momentos que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi recompensada conforme seu desejo.

Temos que analisar este ponto para nos policiarmos e nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições e estudos que realizei, orientado pelo meu Mestre, pude perceber, acredite: era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas. Reconheço que foi uma batalha bonita entre meus conceitos passados, minha cegueira e a verdade que se pode encontrar em cada relação com o ser humano. Por isso nunca devemos considerar uma verdade como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois tudo tende a se modificar porque as energias se transformam. Por isso o termo EVOLUIR.

Muitas pessoas apenas repetem-no, mas não entendem o real significado desta palavra. É crescer caminhando. Jamais crescer lendo. Jamais crescer sem atitudes. Só conhecimento não gera sabedoria.

Para que possamos efetivamente saber mais temos que ter conhecimento novo e aplicá-lo. Portanto, de hoje em diante, cabe a nós decidirmos se vamos ou não nos decepcionar com as pessoas no futuro.

Cada um dá o que tem... Claro que você já ouviu isso, mas nunca prestou a devida atenção na composição exata da frase. Primeiro porque, certamente, você confundiu o dar com algo material, pecuniário ou -mesmo-, até de sentimento. Mas, antes de sentir a gente quer ver.

Outra frase:

Ver para crer... Pense em tudo que está em sua, na minha, em nossa volta e irá perceber que muitas verdades estão escancaradas à nossa frente, mas insistimos em não vê-las simplesmente porque não conseguimos decifrar a verdade pelos conceitos ultrapassados que insistimos em adotar em nossas vidas. Nem tudo se pode ver. O que se sente sempre supera o que se vê. A decepção é uma delas.

Saul Brandalise Jr

6 comentários:

  1. Obrigada...sábias palavras, fiquei surpresa com a delicadeza e a sabadoria em seu texto. Que Deus continue te iluminando e te protegendo.

    ResponderExcluir
  2. obrigada ....estava procurando um consolo para a decpção que tive mas tinha um conceito totalmente diferente ao ler essa mensagem mudei pelo menos estou tentando mudar o modo de ver as pessoas e esquecer o que acreditava e esperava dos outros ,,,,, obrigada amiga .....

    ResponderExcluir
  3. obrigada.mais a minha decepçao foi tao grande que senti que parte de mim se foi e nunca mais vai voltar pois descobri que a decepçao de um grande amor doi muito mais do que a propria traiçao ...

    ResponderExcluir
  4. Tens toda a razão...sempre estamos esperando que se idealize o que imaginamos...cada ser humano é único, não podemos muda-lo. O que podemos fazer é termos a sabedoria de escolher o quem queremos em nossa vida, quem nos faz bem; e aceitar essa pessoa com seus defeitos e virtudes.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente. Custei a enxergar, mas hoje vejo que a culpa dos nossos sofrimentos é nossa mesmo,pois acreditamos que a pessoa que está ao nosso lado é perfeita,e isso nos machuca muito quando sofremos uma decepção. Nós idealizamos a mesma e acreditamos que ela tem que ser como desejamos,caso contrário ficamos infelizes.

    ResponderExcluir
  6. concordo tbm as vezes vc quer aquele coisa e vc acaba cobrado muito de uma coisa que vc ñ sabe se vai ser sua as vezes agente msm tem essa ilução e acaba botando cupa nas pessoas eu tiver essa decepção mas foi bem diferente fui traida fui humilhada eu mim pergunto cade meu respeito cade auela pessoa que fez de tudo hoje eu digo eu era amkiga agora vc só educada fala normal mas a minha amizade caiu ta lá em baixo vc tinha mas agora vc perdeu mim descupe estou desabafado só que do dia que acanteceu e até hoje ñ consigo chorar eu consigo ponta opra fora ñ consigo nem fala pra ninguem oque eu sinto e meu medico disse se eu continuar assim eu vou morreu mas cedo e só tenho 15 anos sou nova ja sofre muito ñ por mim causa mas pelo ilusação quem mim fez virar uma pessoa assim hoje em dia amiga eu ñ tenho neh mim familia eu confio hoje só tem um amigo foi homem que mim fez beijo abraço

    ResponderExcluir