sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aprenda A Se Amar!


Aprenda A Se Amar!

Você já reparou que por vezes queremos abraçar o mundo, quando na verdade não conseguimos abraçar a nós mesmos? Qual foi a última vez que você se abraçou?... Queremos cuidar de todos, enquanto não conseguimos, ou não sabemos, cuidar de nós e nem daqueles que amamos. Quando não recebemos amor e atenção de nossos genitores da forma que desejávamos na infância, passamos a vida em busca deste amor em forma de reconhecimento e aprovação.

Esperamos sempre, consciente ou inconscientemente, que alguém reconheça nosso valor e, quando não acontece, perdemos nosso referencial interno e também nossa auto-estima. Esperamos aprovação pelo que fazemos e, acima de tudo, pelo que somos e realizamos. E por não sermos reconhecidos, principalmente por pessoas significativas, deixamos de acreditar em nossa capacidade.

Assim, passamos a buscar amor sempre no outro, e nunca dentro de nós. Esquecemos o quanto é essencial aprendermos a nos amar. Em alguns momentos, perdemos nosso amor-próprio e com ele nossa confiança, por isso a opinião dos outros se torna tão importante. Quantas vezes você disse a si mesmo do seu próprio amor? Quantas vezes você disse que se ama? Nunca? Pode ser! Mas sempre é tempo para começar.

Do mesmo modo que nosso físico precisa de água e comida, nossas emoções também precisam ser alimentadas. Mas estamos sempre esperando que o outro nos ame, nos abrace, que reconheça nosso valor, demonstre o quanto somos importantes, pois não nos sentimos capazes. Por que não nos amamos? Não nos aprovamos? Não nos sentimos importantes? Já pensou que se não nutrirmos estes sentimentos por nós mesmos, como podemos esperar que alguém o faça, e ainda mais, que faça melhor que nós? Por que desprezamos tanto nossa capacidade? Já pensou sobre isso?

É preciso aprender a identificar cada sentimento, sabendo o que sente e depois respeitar estes mesmos sentimentos e não desprezá-los. Não nos respeitamos e depois reclamamos que os outros não nos respeitam. Quantas vezes você sentiu algo e ignorou este sentimento para você mesmo? Geralmente isto acontece porque durante a vida, as pessoas tidas como significativas, ignoraram suas reais necessidades emocionais e com o tempo você aprendeu a fazer o mesmo. Por que desprezaram sua dor, você vai fazer igual? Pare com esse círculo vicioso.

Olhe para dentro de você. Não como quem olha no espelho, superficialmente e tentando encontrar algum defeito, e porque até neste momento a imagem refletida é invertida.Olhe de verdade para dentro de seu ser, de sua alma. Deixe o medo de lado, pois ele não permite que você cresça. Enfrente-o e acredite que irá descobrir muitas qualidades que talvez ninguém reconheça, mas que há dentro de você. E se encontrar defeitos, quem não os têm? Olhe para eles com carinho, para mudar cada um, se quiser. Transforme este momento no que podemos chamar verdadeiramente de crescimento, evolução.

Liberte-se das necessidades não supridas de amor, aprovação, reconhecimento e saiba que só você pode se aprovar. Aprenda a se abraçar, se respeitar, se aceitar, se amar. Dê a si mesmo todo o amor que espera receber de alguém, pois só assim você poderá realmente ser amado e amar. Liberte-se das culpas, perdoe e perdoe-se! Liberte-se também das mágoas e dos ressentimentos do passado que só aprisionam e machucam tanto.

Agora, com as mãos livres, faça o seguinte exercício: coloque sua mão direita sobre seu braço esquerdo e sua mão esquerda sobre seu braço direito. Pronto! Você está aprendendo a se abraçar. Abrace-se com carinho, fale do quanto você é capaz, do quanto você pode conquistar com seus próprios méritos. Fale do quanto acredita em você e, principalmente, do quanto você se ama. Fale que a partir de agora, só você mesmo pode aprovar ou não o que faz. Se ninguém o ama, você se ama. Se ninguém vibra com suas conquistas, você mais do que ninguém passará a valorizar e a celebrar cada uma delas.

Não espere mais que o outro venha salvá-lo, venha aprová-lo e reconhecer tudo de bom que você faz. Pare de colocar sua vida e seus sentimentos, que é tudo que você tem de mais valioso, nas mãos de alguém. É claro que você pode dividir tudo isso com alguém que seja muito especial e que o ame muito, do contrário, guarde tudo só para você.

Agora olhe para dentro de você, sem medo, para que possa se descobrir. Perceba sua essência, deixe brilhar sua luz, pois só assim encontrará paz e poderá valorizar sua maior dádiva: sua vida neste momento presente! Afinal, o passado já se foi... e o amanhã, ah, o amanhã! Quem saberá? Por isso, a hora de começar é agora, faça seu melhor já! Comece irradiando amor... primeiro por você, depois poderá contagiar aqueles que ama.

Rosemeire Zago - Psicóloga Clínica com Abordagem Junguiana


11 comentários:

  1. Perfeito...Obrigada...essa postagem foi diretamente para mim...rsrs.
    Nem preciso pagar psicóloga..tenho vcs.
    Obrigada por tudo.
    Beijo bem gradão
    Selene

    ResponderExcluir
  2. Perfeito...Obrigada...essa postagem foi diretamente para mim...rsrs.
    Nem preciso pagar psicóloga..tenho vcs.
    Obrigada por tudo.[2]

    Abraços

    Helena

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso ensinamento!! =* Jesus te abençoe por levar tanta luz aos coraçoes. Muitas vezes é disso que precisamos, de alguem que nos ensine, que nos abra os olhos, que nos mostre os caminhos quando nos encontramos perdidos.

    Um beijo no coração =*

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo!! Como suas palavras chegam ao nosso coração e nos levanta o astral!! Parabéns Rosemeire! Adoro ler as mensagens do " fonte de Reflexão". Muita Paz.
    Mônica.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ceiça boa noite!

    Ceiça estava eu de visita em um blog de uma amiga e lá encontrei este seu!
    Foi então, que tomei a liberdade de vir aqui conhecer um pouco de tuas postagens. Confesso que fiquei radiante com o que encontrei… Elas são muito interessantes para revermos o nosso ‘’ eu ‘’, e quanto importante é, estarmos de bem com a vida. Às vezes, coisas negativas nos acontecem e tudo por falta de uma melhor dedicação a nós mesmo. Porque passamos horas preciosas a envolver-nos, com coisas tão banais, esquecendo-se de que o verdadeiro responsável por nosso bem estar esta sempre junto a nós. E só dar uma parada nos afazeres da vida e voltar para dentro de nossa alma e retirar para o nosso dia-a-dia as boas coisas que lá, esquecidas estão que tanto podem nos ajudar.
    Isto é o que percebo o que seu texto quer nos ilustrar.
    Meus parabéns por escolheres este tema, pois ele só tende ajudar a muitos de nós que passar por aqui em uma visita para lê-lo…

    Um excelente dia das mães junto aos seus!

    Abraço e até +.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela mensagem,fala diretamente no fundo da alma... Como é difícil aprender a nos amar... Esse texto ajuda muito, espero conseguir colocá-lo em prática.
    Um abraço!
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Vc nem imagina o quanto me ajudou com essas palavras. Chorei muito ao ler, parece que são palavras que talvez esperaria a vida inteira pra escutá-las por partes em cada etapa de sofrimento!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ceiça, quantas mulheres precisam ouvir palavras maravilhosas como essas.....estou em busca da minha auto-estima e estou adorando cada artigo que leio aqui!!!!! Muito Obrigada pela ajuda!!

    Bjokas no coração!

    ResponderExcluir
  9. As vezes não nos valorizamos, deixamos que as pessoas nos machuquem, passamos a ser escravos de nossa pórpria angustia e passamos a não nos valorizarmos ou seja esquecemos de nos amar e do quanto somos belos por dentro e por fora também..
    Obrigada Ceiça . ajudou muito essas palavras.. Fique com Deus todos. e se ame o maximo que puder.

    ResponderExcluir
  10. "AME O PRÓXIMO COMO A TI MESMO" essa farse parece ser tão facil , mas não, como podemos amar o próximo como nós mesmos se não nos amamos ? é verdade que queremos o amor da pessoa e isso prejudica tanto a você quanto a outra pessoa ambos saem machucados e esgotados... É HORA DE RECOMEÇAR TENDO O AMOR PRÓPRIO ... "seja amavel pra que outors possam te amar" Fique com Deus todos e obrigada

    ResponderExcluir
  11. Não sabe o quanto eu precisa ler isso , passei por uma fase muito dificil ao qual tive que tomar uma decisao entre duas pessoas na minha vida . Mais percebi que devo me amar primeiro e que eles o tempo me daria a resposta. EU ME AMOOOOOOOOOOOOOO rs . beijos boa noite

    ResponderExcluir