sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Por que Eu não Sou Feliz


Por que Eu não Sou Feliz

Primeiro, devemos entender o significado da palavra feliz. Muitas pessoas acham que ser feliz é entrar no universo daquilo que foi pré-estabelecido pela sociedade dominante. No Brasil, parece que é alcançar um posto profissional invejável, ter um carro do ano que desperte admiração, se vestir com roupas aceitas pelas regras de um determinado grupo que a pessoa frequente, ir a lugares caros onde será visto e reconhecido por amigos comuns, viajar a locais da moda, e mais uma vasta quantidade de pré-quesitos sociais de sucesso e aparência para se sentir aceito e aprovado. Que tormento!

Já atendi muita gente que cumpriu essa extensa lista de afazeres e continua infeliz. O dinheiro nos traz comodidades, mas se for o objeto de nosso desejo, trará servidão e medo, basta visitar as manchetes dos jornais nos últimos meses. A pessoa que passa boa parte do seu tempo tomando conta da “bolsa”, do “dólar”, da “onça”, pensa que está vivendo, até infartar ou se matar.

Estou falando de bem-estar interno. De se gostar e se aceitar plenamente antes de se aventurar às mudanças de vida. Não para perseguir um sonho que é mais uma satisfação social do que uma agradável jornada. Não é para fazer feliz papai, mamãe, amigo, etc. É para se sentir feliz com você.

Nossa história pessoal é apenas parte de nós. Quando nos olhamos num espelho, temos que transcender a nossa porta de apresentação pessoal (aparência, currículo etc). Somos maiores do que isso, basta não permitir o EGO tomar conta de tudo. Ele faz com que nos vejamos limitados, medíocres, presos. Não é preciso desconstruí-lo, pois ele também é importante para a devida auto-avaliação. Não se pode é dar poder a ele. É como se numa empresa de grande porte, chamassem o faxineiro para decidir sobre os rumos da instituição. Cada um faz bem o que se propõe fazer. O EGO é um subalterno numa macroestrutura que devemos entregar para quem entende. Se formos deixar para ele as nossas grandes decisões, estaremos fadados não só ao insucesso como as más escolhas. O grande diretor presidente de nossa estrutura é o nosso EU SUPERIOR que está “ali” pertinho de DEUS. Quando não temos direção, o melhor a fazer é parar, esvaziar a cabeça e submeter a apreciação d´ELE.

A pergunta é: o que eu estou repetindo que ainda não entendi o porquê? Quando começou o que eu estou insistindo em fazer e para que propósito, o que está me ensinando? Uma vez aprendida a lição extraída dessas perguntas, a vida tratará, espontaneamente, de trazer as soluções.

Somos seres duais, vivendo experiências que precisam ser aprendidas. Não é necessário ficar julgando se fez ou não o que deveria, pois o que foi feito era o possível na hora. Livre-se da culpa, pois além de engessar, não traz nada de inteligente em nossa vida. Pare de perseguir modelos que não são seus. Você é único, portanto fará do seu jeito. Deixe as emoções fluírem, pois elas represadas quando saem, são perigosas. Não fique preocupado com o que os outros pensarão de você, pois não viemos aqui para sermos avaliados por ninguém, isso é outra cilada.

Ser livre é ter certeza que a sua vida está sendo dirigida pelo melhor pra você. É poder ver o que aconteceu de trágico ou de bom e dali extrair o que podemos aprender sobre isso. Nenhum acontecimento é em vão. Tudo está encadeado como numa trama de novela que dará um resultado. Tenha paciência e não queira ver logo o último capítulo. Não fique pensando que nada tem solução, isso é a sua voz interna (arquétipo) que está ali para te boicotar. Quando ela aparecer, converse com ela e faça algumas perguntas tais como o que ela quer dizer com aquilo, de onde surgiu tal história, o que você precisa saber mais sobre isso, até que essa voz não tenha mais função e se transforme num aliado. Aceite seu lado sombrio ou aquele do qual você não gostaria de expor ou mesmo lembrar. Lembre-se que tudo faz parte do nosso todo e quanto mais você aceitar aquilo que te envergonha, mais rápido se transforma em algo produtivo.

A nossa vida é uma série de acontecimentos que se forem compreendidos (sem julgamento) após os sentimentos externados, podemos construir algo verdadeiro e só nosso, com o nosso jeito e entusiasmo. Não fique preso no seu drama. Ele apenas serviu para te construir. Você é mais do que sua história. Aceite a sua grandeza. Isso sim é ser feliz!

Vera Ghimel

8 comentários:

  1. Sensacional...cada vez que leio um texto...me sinto com mais confiança. Somos exatamente assim. Muitas vezes temos tanto dinheiro e compramos tudo o que sonhamos, mas para quê?
    Se não temos nem tempo para usa-los...

    ResponderExcluir
  2. refletindo, faço ginastica em minha mente... obrigada Ceiça, por ser minha personal...
    obrigada DEUS, por nos permitir!

    ResponderExcluir
  3. Selene!!! Obrigada pelo comentário. A nossa felicidade está sempre ao nosso alcance, basta estarmos sempre com o nosso bem-estar interno em harmonia. Bjs, Ceiça

    ResponderExcluir
  4. Esse site é um incrivel lugar aonde podemos ir, pra refletir, nos avaliar e nos propormos a superação.
    O trabalho de vcs, nos ajuda muito.
    Que todos tenham um lindo final de semana!!!

    bjussss

    ResponderExcluir
  5. SIMPLISMENTE LINDO....ENTREI PRA PROCURAR AJUDA E CHOREI MUITO , POR QU ME IDENTIFIQUEI, QUERO MUITO UM CONSELHO, POIS ESTOU SEPARADA A 1 ANOS E DESDE ENTAO SÓ ME ENVOLVO COM PESSOAS ERRADAS, SO DESILUSOES E QUANDO PENSO Q TUDO VAI BEM, DESMORONA, MAS NAO PERCO AS ESPERANÇAS, APENAS VIVO ME CULPANDO E ME PERGUNTANDO O Q TENHO DE ERRADO, SO QUERO SER FELIZ COMO TODO SER HUMANO, DESCULPE É SÓ UM DESABAFO....BJS

    ResponderExcluir
  6. oi boa dia .vc estar de paranbems queria muito ter esse emtusiamo que vc tem com a vida.hj entrei sem querer pra ver esse blog e a chei o maximo tenho passado por maul bocados em minha vida familia.minha mãe e muito estressada e disconta tudo em mim .morro em outra cidade e quando eu vou pra lá,ela brigar muito comingo não sei por que mais chorro sem para.obrigado por ter trasmintido essa mesagem

    ResponderExcluir
  7. ola boa tarde eu sou casada e não sou feliz meu marido não me ama; mas não quer se separa de mim não me dar carinho tem meses que ele não me beija eu to sofrendo muito vc esta de parabes amei td que vc escreveu um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  8. as vezes eu penso que sou a pior pessoa do mundo aquela que não tem, o direito de ser feliz de verdade minha vida sempre foi sofrimento quero ser feliz sera q serei um dia ?

    ResponderExcluir