quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mesmo Que Seja Difícil... Não Desista


Mesmo Que Seja Difícil... Não Desista

Muitas pessoas conseguiram enorme inspiração, segundo o autor, ao lerem este poema chamado "Não desista" de Hanna, Paul, em "Você pode!", São Paulo, Editora Fundamento, 2004.

Não Desista!

"Quando algo vai mal, e isso acontece na vida,
quando a estrada a percorrer parece enorme subida,
quando o dinheiro é pouco e a dívida aumenta, e você
quer sorrir, mas não pode, e se lamenta
quando a ansiedade o faz um autista
descanse um pouco, mas não desista.

A vida corre estranha, ora embaixo, ora no alto,
como todos, aprendemos a cada sobressalto,
e muitos daqueles que se deixam derrotar
seriam vencedores se aprendessem a lutar.
Não desista, mesmo andando sem nenhuma rapidez,
talvez obtenha sucesso se apenas tentar outra vez.

O objetivo pode estar perto, mas distante
do homem sem coragem e hesitante;
há lutadores que desistem antes da luta
e nunca sabem se venceriam a disputa;
e só quando é tarde e nada mais podem fazer,
descobrem o quanto estavam perto de vencer.

O sucesso é o fracasso às avessas,
a cor escura de incertezas pregressas,
a certeza de estar próximo é algo incerto,
pode parecer longe e, entretanto, estar perto.
Então, nunca desanime, nem com a dor mais imprevista,
e, nos piores momentos, diga a si mesmo: "Não desista!"

Hanna, Paul

Espero que você, também, não desista e não se esqueça:

"Você é muito, muito maior do que o seu corpo ou sua mente, você é um ser maravilhoso, imortal, eterno, cheio de amor e luz. Somos sempre amados e nunca estamos sozinhos!"

Muitos vivem na defensiva, são arrogantes, arredios, superficiais, pois usam de mecanismos de defesa para se protegerem daquelas situações que não lograram superar em sua vida. O uso exagerado dessas defesas, no entanto, transformam-se em uma dependência nociva para a vida emocional, que os impossibilita viver plenamente a realidade e os benefícios do momento presente, pois encobrem a verdade de serem eles mesmos, vivendo presos às amarras do passado.

Entre as defesas mais usadas estão a racionalização, a depressão, a negação, a repressão e a projeção. As defesas, muitas vezes, são usadas inconscientemente e criam comportamentos estereotipados que são úteis quando não se consegue ou não se quer enfrentar as próprias imperfeições.

É necessário, no entanto, aceitar a sua própria condição humana, as próprias deficiências e passar a ser responsável pelas suas próprias atitudes. Aceitar este lado sombrio é uma atitude para o seu autoconhecimento, para a conscientização das suas próprias imperfeições e culpas.

A aceitação da dor e do sofrimento não deve ser encarada como fraqueza e sim como uma forma de encontrar a força para enfrentar e superar esses sentimentos. Devemos nos conscientizar da nossa condição humana e aprendermos a nos libertar da insegurança, da culpa, da ansiedade, das ilusões e da necessidade de sermos perfeitos! É necessário desapegar-se de tudo o que já não serve mais. É preciso não lutar contra o que provocou rancor ou ódio e aceitar tudo o que já foi experimentado e vivido, pois proporcionou aprendizagem.

Crescer é libertar-se e continuar caminhando desapegado dos antigos condicionamentos. Mesmo que não goste da vida que tem, pare de rejeitar-se, de julgar-se e comparar-se. Perdoe os seus erros, aprecie suas conquistas, seja sempre gentil com você mesmo, reconheça e elogie as suas realizações. Aceite que você é essencialmente bom e digno de ser amado. Não se conseguirá evitar o sofrimento recusando-se as mudanças, pois a vida não é estática e estamos em constante transformação... Aceite isto e não tente parar o mundo e ficar paralisado.

Aceitar-se representa uma "atitude" que deverá ser praticada e poderá parecer, em princípio, difícil e "errada". É um processo de mudança de hábitos e requer persistência. Desta maneira surgirão, aos poucos, os sentimentos correspondentes de auto-respeito e estima que o acompanharão, lhe darão força e o libertarão das defesas que o impedem de ser verdadeiramente feliz!

Permita-se procurar ajuda se for necessário... Um terapeuta será o seu treinador neste sentido, será um facilitador para o seu autoconhecimento e um motivador para o processo de conquista de sua verdade interior e cura emocional.

Margarita Baxauli Moscardo é Psicóloga e Psicoterapeuta.



7 comentários:

  1. Legal, acesse também www.portaldoidoso.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem voce é,nem como me encontrou,mas o fato é que sempre que estou me sentindo sem saida e no fundo do poço,suas mensagems me erguem e é incrível parecem ser enviadas especialmente para mim...Só pode ser coisa de Deus.Seja você quem for muito obrigada,se for anjo que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  3. Para algumas coisas na vida, não importa quem lhe ofereceu o instrumento, e sim, o que você fará com ele. Seja feliz!!! Bjs, Ceiça

    ResponderExcluir
  4. Esse texto nos faz entender o quanto é importante a auto-aceitação! Talvez esse seja o motivo de eu não ter me encontrado ainda... Essas reflexões tem me ajudado muito! Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. perfeita fonte para todos os pensamentos que temos sobre a vida e as pessoas....

    bya

    s.j.r.p

    ResponderExcluir
  6. É preciso ânimo para proceguir e ainda assim podemos cair;
    Mas é so levantar bater a poeira e continuar;
    Acredite na vitoria até sentir sua glória...
    ---------------------------------------------

    OBRIGADO PELA MENSAGEN REFLEXIVA.


    (((2 hearts fight too preaty better together)))

    ResponderExcluir