segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Acredite Em Si Mesmo


Cena marcante do filme "À Procura da Felicidade"



Acredite Em Si Mesmo

"É caindo que se aprende a andar"

Tomamos conhecimento da existência de outras pessoas não só conhecendo-as pessoalmente, mas também através de suas histórias faladas, escritas ou imaginadas e às vezes até mesmo como produto de ficção, fábula ou exercício de fé. Não importa como suas vidas chegaram até nós e nem mesmo se são reais ou imaginárias, mas o fato é que algumas delas transformam-se em referenciais internos para nós mesmos.

Alguma coisa nelas causou-nos uma profunda impressão e veio ao encontro a valores que apreciamos e, assim, elas se materializaram como nosso ideal. Elas passam a personificar exemplos ou heróis e ficam guardadas dentro de nós com muito cuidado e todo carinho.

Sem dúvida, algumas pessoas realmente se destacam das demais por suas características excepcionais. São aquelas que atingiram a uma compreensão maior da sabedoria e deixaram suas marcas profundas na vida. Elas se tornam especiais através de suas ações, pregações, escritas, filosofias, poesias, artes ou ciências e transmitem ensinamentos tão grandes que às vezes tendo vivido até mesmo há milhares de anos continuam sempre atuais. São fontes inspiradoras para o crescimento de todos.

Essa admiração por elas é extremamente boa, positiva e motivadora desde que se saiba aprender com elas sem, entretanto, pretender imitá-las ou tornar-se iguais a elas. Não há nenhum benefício em se transformar apenas em uma cópia ou sombra sem luz própria. Isso é renunciar a si mesmo.

Cada um precisa viver a sua própria história individual ao longo de suas experiências no caminhar da vida e para isso tem que andar com as suas próprias pernas. Observar os sinais e trilhas dos outros passantes e aprender com eles é sábio, mas sempre continuando sobre os próprios passos. Se alguém escolhe pisar apenas nas pegadas de quem vai adiante nunca fará o seu próprio percurso e jamais seguirá em frente.

Uma pessoa não pode jamais se tornar dependente de ninguém ou alguma coisa, seja um amigo, um parente, um conselheiro, um terapeuta, um amante, um grupo, um guru, uma crença ou uma instituição qualquer, porque aí será o seu fim como indivíduo.

Uma criança aprende a andar com segurança é caindo. A cada queda ela aprende onde não deve pisar mais para não cair novamente. É só caindo que ela se torna segura! Se alguém estiver todo o tempo segurando-a e guiando-a ela nunca irá ter segurança em si mesma.

A individualidade e o livre arbítrio são talvez os maiores presentes da criação. Eles nivelam todos nós numa absoluta igualdade de condições e proporcionam a cada ser humano a liberdade de traçar o seu próprio destino. Ninguém, por nenhum motivo, deve abrir mão desses presentes.

Assim, é preciso compreender que aqueles a quem você admira são pessoas tão humanas quanto você. Essa é uma atitude inspiradora e fortalecedora para o seu próprio crescimento.

Certamente que o seu herói ou o seu santo tem ou teve também tantas dificuldades, medos, dúvidas e lutas internas quanto você mesmo. Para atingir o nível que chegou seguramente passou ou passa por isso, porque ninguém cresce sem enfrentar as suas próprias limitações.

Por outro lado, a fonte de energia interna que eles dispõem para vencer é exatamente igual a sua. O que diferencia é a forma de usar essa energia e é neste aspecto que alguém pode ser um grande referencial para o seu aprendizado.

Não copiá-lo como ele é, mas aprender com ele como usar melhor o seu potencial o qual é tão grande e poderoso quanto o dele.

Na vida há continuamente exemplos que mostram essas diferenças e os seus efeitos. Diante de uma mesma dificuldade capaz de causar um grande medo, duas pessoas podem ter reações e comportamentos diferentes, às vezes até mesmo opostos.

À frente de um mesmo perigo uma se torna estática pelo medo e se deixa abater, enquanto outra usa essa mesma energia como motivadora para buscar uma solução. Ambas são absolutamente iguais em termos de energia, mas fazem usos diferentes dela e chegam a resultados opostos. O herói tem tanto medo quanto o covarde e o que os diferencia é a atitude de cada um diante do medo.

Até mesmo aqueles a quem são atribuídos dons divinos passam por esse mesmo processo interno de trabalho e a sua maior virtude está na profundidade que se conhecem e na persistência em se trabalhar continuamente, sem esmorecimento.

A energia divina deles não vem de fora, ela está sempre dentro. A forma como a usam é que a torna divina aos nossos olhos pelos seus efeitos engrandecedores e benéficos. Reconhecer que essas pessoas têm falhas e dificuldades na mesma medida que qualquer um de nós não as diminui em nada, pelo contrário, tornam-nas muito maiores, porque conseguiram vencer a si mesmas e atingiram a sabedoria.

O grande exemplo delas está exatamente em, mesmo não sendo perfeitas, elas vencem. Afinal, qual seria o exemplo e a importância para os seres humanos de alguém que fosse divino, perfeito e viesse ao mundo pronto e sem falhas? Nenhum, nada!

Verdadeiramente divino é aquele que não sendo tão perfeito usa o próprio esforço, vence as barreiras interiores e consegue crescer. Todas aquelas grandes pessoas que passaram pela terra foram exatamente assim, sem exceção.

Portanto, acredite em si mesmo. Você é tão bom, tão capaz e tão preenchido por uma energia divina quanto às pessoas que você admira. Não há nenhuma diferença!

Saiba aprender com os bons exemplos e principalmente com as pessoas que você considera especiais, mas acima de tudo acredite sempre em si mesmo, jamais se torne um dependente.

William Rezende Araújo



3 comentários:

  1. Adoro vir aqui, buscar um pouco dessa energia boa, mergulhar nesse mundo de sabedoria.

    Um belo texto para reflexão.

    Obrigada por nos proporcionar tanto.

    bjos no seu coração =*

    ResponderExcluir
  2. Angela! É muito bom trocar experiências com alguns visitantes do blog. Agradeço a todos que me sugerem temas através de e-mails, pelos recadinhos carinhosos e de estímulo, pela confiança e pelo respeito. Procuro dar o melhor de mim em tudo que faço... Obrigada pelo comentário, e sempre que for possível, nos dê o brilho da sua presença. Bjs, Ceiça

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto ....
    Sou uma pessoa muito insegura
    e sempre dependo dos outros pra
    tudo! Estou tentando mudar.

    ResponderExcluir